quinta-feira, 15 de maio de 2008

Corrimento vaginal

O corrimento vaginal é a queixa mais comum da mulher em consultório ginecológico.
Toda mulher gostaria de sempre ter a sua calcinha seca e sem cheiro nenhum, a não ser algo perfumado proveniente do produto que, porventura, tenha usado.
No entanto, a mulher não deve esquecer que a vagina é revestida por um delicado tecido (mucosa) que necessita de umidade constante. Como tecido mucoso também está nas trompas e no útero. Todos precisam de umidade.
Daí a Natureza providenciou as secreções.
1- do colo uterino vem uma secreção viscosa, semelhante à clara de ovo. Tem a função de proteção à mulher (na comunicação do meio vaginal - contaminado - e a cavidade abdominal.
Tem a função de, em época de ovulação, atapetar toda a cavidade vaginal a fim de isolar o es-perma do meio ácido, normal na vagina e letal ao espermatozóide. Nessa ocasião a secreção é abundante, semelhante à clara de ovo.
2 - da vagina, é a secreção promovida pela própria mucosa, por ação hormonal. Porisso que a mulher menopausada tem a sua vagina seca, sem vida e sem condições de penetração sexual, pois lhe faltam os hormônios que deixaram de ser produzidos pelos ovários. Nessa ocasião a secreção normal é esbranquiçada, às vezes um pouco amarelada, porém sem odoro fétido. Esse material esbranquiçado nada mais é que células descamadas constantemente da vagina.
3 - Da cavidade uterina - secreção amarelada forte, às vezes semelhante a café com leite, que antecede 2 a 3 dias o início do período menstrual. Odor um pouco desagradável embora não fétido.
4 - Ainda do útero - o sangramento menstrual - vermelho escuro, com muco e pequenos fragmentos de membranas destacados da cavidade uterina (correspondente ao endométrio - ou seja - do "ninho do bebê" que se desfaz mensalmente quando não ocorre gravidez).
5 - Da vagina, em condições especiais - secreção viscosa, às vezes abundante, durante a excitação sexual, a fim de facilitar o intercurso sexual. Em volta da vagina existem vasos sangüneos que se enchem de sangue quando ocorre a excitação, a exemplo do que acontece com o pênis - que enche de sangue para que ocorra a ereção. Dessa pletora de sangue extravasa através da mucosa vaginal o líquido que vem lubrificar a vagina.
Resumindo, calcinha seca só em meninas e senhoras com mais de 3 anos de menopausa sem reposição hormonal.
Cabe orientar que os odores vaginais jamais serão fétidos se não tiver alguma patologia causadora, quando um profissional deverá consultado. Dr.José Marcos - ginecologista-CRM.3291-PR.

Nenhum comentário: