quinta-feira, 12 de junho de 2008

CAMISINHA, USAR, PORQUE NÃO USAR?

O motivo que me leva a escrever sobre este tema é a minha grande preocupação no que refere a doenças sexualmente transmissíveis (DST), um dos principais motivos que vem levando as mais jovens a procurar o ginecologista.
O assunto é muito sério, pois em alguns casos leva à esterilidade, em outros casos, a doenças graves (sífilis, hpv - causa de câncer de colo uterino -, hepatite b e c, a infecção por Chlamydia - hoje em dia, muito freqüente - e porque não citar a pior, a AIDS, pois o veículo de transmissão sempre é o mesmo: contacto pênis - vagina, pênis - boca e garganta, contacto com secreções - vaginais e esperma.
Por que tamanha resistência no uso da camisinha (condom)?
Sempre a mesma justificativa: ele não quer!
Vamos raciciocinar em cima do "ele não quer". Se ele não quer usar com você, ele também não quis usar com outras mulheres com que se relacionou. Portanto, sentimentalismo à parte, cuidado com a saúde e a vida em primeiro plano, trata-se de alguém de alto risco para transmissão de doenças, não importa que a aparência seja de um jovem bonito, sarado. Muitas vezes a embalagem não tem nada a ver com o conteúdo. Sei disso profissionalmente.
E então, como fica para o futuro?
Aguarda-se que o relacionamento seja consolidado por AMOR e não PAIXÃO, por um período de um a dois anos, quando ambos, sabendo que se amam e são fiéis um ao outro, fazem consultas médicas, se submetem a exames de laboratório. Estando ambos livres de doenças, passariam a ter relações sexuais desprotegidas, desde que se mantenham fiéis um ao outro.
Em resumo, recomendo a dupla proteção: condom e um método anticoncepcional indicado pelo ginecologista.
Sempre ter em mente: quem se recusa a usar a camisinha com você, deve ter transado com tantas outras mulheres também sem camisinha. E este rapaz, além de não gostar de você, não gosta de si mesmo, estando a se sujeitar a se contaminar em qualquer relacionamento. É, pois, de alto risco.

Nenhum comentário: