quinta-feira, 5 de junho de 2008

EXAMES DE PREVENÇÃO DE DOENÇAS GINECOLÓGICAS

O principal exame que toda a mulher com vida sexual ativa deverá fazer anualmente é o que se chama de "colpocitologia oncótica" ou, no linguajar mais acessível, o famoso Papanicolaou. Esse exame foi criado por Georges Papanicolaou, um médico grego. Porisso, em sua homenagem, o nome do exame.
Há, mais ou menos, uns 20 anos, pesquisadores localizaram um virus em mais de 80% dos cânceres de colo uterino, o, atualmente famoso, HPV, abreviação do inglês, "papiloma virus humano". Hoje já se sabe que, praticamente, a totalidade dos cânceres de colo uterino é causada por esse virus. Antigamente achava-se que esse virus era responsável apenas pelas verrugas venéreas (a famosa "crista de galo") que acometia pênis, escroto (saco), vulva (genitália externa da mulher), vagina e colo uterino.
Vamos dar um intervalo nessa explanação para esclarecer as partes do útero: considere o útero uma pera argentina, com o bico para baixo e o corpo para cima. O formato é o mesmo. O bico se localiza na vagina, onde se torna vítima das agressões do referido vírus. Tem, mais ou menos de 2 a 3 cm de comprimento, ou seja, 1/3 do total do útero. O restante, separado da vagina por uma pequena membrana de, mais ou menos, meio centímetro de espessura (mucosa vaginal), se encontra no abdome da mulher.
Então, o vírus acomete somente o colo uterino, onde a glande (cabeça do pênis) toca durante uma relação sexual, e onde é despejado o material seminal (ejaculado). Hoje se sabe que 75% dos jovens são portadores do referido HPV.
Com a mudança dos costumes aconteceram com uma rapidez astronômica (o que se transformava em um século, transforma-se em meses. Hoje tudo é permitido e a liberdade sexual levou a medicina correr atrás e ultrapassar para proteger homens e mulheres de doenças que, sem os cuidados de prevenção, levam a sérios epílogos, como o câncer do colo do útero e, não entrarei em pormenores porque não é o nosso assunto de hoje, a AIDS, provocada por um parente próximo do HPV, o HIV.
Após o contacto contaminante, o vírus de acesta na superfície externa do colo uterino,
principalmente no limite entre o exterior e o interior do órgão, ou em pequenas lesões (as chamadas "feridas do útero". Ali pode aparecer uma pequena mancha que é observada pelo ginecologista. É nesse instante, se a mulher for previdente, comparece ao consultório anualmente, que a lesão é examinada. O material para o Papanicolaou é colhido e o resultado virá para a conduta do médico. Quando a mulher é assídua, as pequenas lesões do colo uterino são tratadas em consultório, sem necessidade de internamento. Lesões essas que poderiam virar um câncer dentro de 5 a 10 anos em média. Nessa ocasião a cura é completa.
Concluindo esse tema, reforço a necessidade de se valorizar a medicina PREVENTIVA.

Um comentário:

Unknown disse...

oi gostaria de deixar registrado o meu comentário a respeito dessa matéria ,ginecologia é uma área que gosto muito principalmente por ser mulhe.gostaria de receber informações ,para está atenta a tudo que se diz respeito a esta área.valeu